Criação de emprego e baixa inflação ajudam Brasil a enfrentar a crise mundial.comissão Económica para américa Latina e Caraí­bas estima que o crescimento vai diminuir na região, em 2012
Criação de emprego e baixa inflação ajudam Brasil a enfrentar a crise mundial.comissão Económica para américa Latina e Caraí­bas estima que o crescimento vai diminuir na região, em 2012 a criação de emprego no Brasil e o controlo da inflação ajudam o país a fazer frente à crise mundial, considera o economista Carlos Mussi, director do Escritório da Comissão Económica para américa Latina e Caraíbas (Cepal), em Brasília. Segundo o perito em economia, o governo brasileiro tomou medidas anti-crise, em 2011.

a taxa de crescimento está em queda, mas há motivos para manter o optimismo. «O mercado de trabalho brasileiro ainda continua muito bem activo. Há geração de empregos, não talvez num ritmo que se observou em anos anteriores, e o salário tem correspondido neste sentido. O salário real tem aumentado, principalmente porque a inflação não acelerou muito, indica Carlos Mussi, segundo a Rádio ONU.

Estes dias, a agência das Nações Unidas divulgou um relatório no qual indica que, em 2012, a região latino-americana deverá crescer apenas 3,7 por cento; uma descida comparado com os 4,3 por cento registados, este ano. a crise na zona Euro preocupa os analistas latino-americanos. O crescimento da economia brasileira para 2011 está calculado em 2,9 por cento, menos de metade do que foi conseguido em 2010: 7,5 por cento. Para 2012, o crescimento deverá rondar os 3,5 por cento.