Muitas jovens ficam traumatizadas pois são violadas pelos próprios maridos ou são vítimas de violência. Um relatório oficial, em 2009, indicava que 25 por cento das mulheres se casava antes dos 15 anos de idade
Muitas jovens ficam traumatizadas pois são violadas pelos próprios maridos ou são vítimas de violência. Um relatório oficial, em 2009, indicava que 25 por cento das mulheres se casava antes dos 15 anos de idade a pobreza e o desemprego, aliado à instabilidade política, estão a desencadear um aumento do número de casamentos de crianças no Iémen, garante asmaa al-Masri, sociólogo da universidade de Dhamar. Na região, muitas meninas são obrigadas a casar pois as famílias necessitam de dinheiro. De acordo a agência Irin, que cita vários estudos, as meninas ao casarem interrompem a escola de uma forma precoce e correm sérios riscos de saúde devido às gravidezes precoces. Muitos desses casamentos acabam por durar pouco, pois, em muitos casos a menor fica traumatizada por ter sido violada pelo próprio marido ou por ser ter sido vítima de violência.
O aumento da instabilidade incentivou a desvalorização deste problema social. Uma proposta para um projecto de lei sobre a maternidade sem risco, que interdiz o casamento entre crianças, ainda não foi debatida no Parlamento devido à crise política. Os dados sobre os casamentos infantis no Iémen são varáveis, mas sugerem que o problema é geral. Um relatório oficial elaborado em 2009 indicava que 25 por cento das mulheres se casava antes dos 15 anos de idade.