«Deus está connosco, aceitemo-lo com o coração de Maria e ajudemos a crescer esta presença de Cristo no mundo», afirma Manuel Clemente na mensagem de Natal
«Deus está connosco, aceitemo-lo com o coração de Maria e ajudemos a crescer esta presença de Cristo no mundo», afirma Manuel Clemente na mensagem de Natal«Esta mensagem que tem dois milénios é uma mensagem de agora e há-de ser para sempre, porque esta presença de Deus no meio de nós, na nossa própria humanidade, como ela acontece, como ela se sonha e se sofre em cada momento da História é toda a certeza que como cristãos podemos ter para nós e podemos partilhar com quem a quiser receber, salienta o bispo do Porto. Num vídeo de três minutos e meio, o prelado assinala que a Boa Nova do nascimento do Deus Menino «ganha uma actualidade renovada nas presentes circunstâncias.

O tempo actual, de crise, «não é fácil para muitas pessoas, para muitas famílias, para muitas empresas, para quem não tem trabalho e para quem vê muito minguados os seus recursos, salienta o bispo. E não é fácil «para quem se interroga mais duramente sobre o seu próprio futuro, acrescenta. Jesus é uma resposta de Deus. Nesta resposta, «nós encontramos um futuro sempre possível e até além das nossas próprias previsões, dos nossos próprios temores. Mas, para isso «é preciso que O recebamos como Ele foi recebido por Maria, defende Manuel Clemente.

aceitar esta oferta de Deus como Maria o fez e imitar José é o desafio que o Natal traz.como Maria, «devemos diante do presépio com «aquele Deus que se faz menino responder-Lhe positivamente. ajuda a responder às dificuldades e faz companhia. «Não nos tira dessas dificuldades, mas no-las faz encarar com outra coragem e outra esperança.como José, os fiéis são convidados a «ajudar a crescer este Cristo permanente no mundo através da nossa presença, do nosso cuidado quer em relação às gerações mais novas, quer em relação às gerações mais idosas.