Cerimónia de auto-nomeação de Etienne Tshisekedi «pode iniciar um confronto político e institucional muito sério», receiam fontes da Igreja da RD Congo. líder da oposição insiste na existência de fraudes
Cerimónia de auto-nomeação de Etienne Tshisekedi «pode iniciar um confronto político e institucional muito sério», receiam fontes da Igreja da RD Congo. líder da oposição insiste na existência de fraudes«Em Kinshasa a situação é tranquila, mas estamos todos à espera do dia 23 de Dezembro (amanhã), quando o líder da oposição, Etienne Tshisekedi, se auto-nomeará Chefe de Estado, indicam fontes da Igreja congolesa à agência Fides. O presidente, Joseph Kabila, tomou posse a 20 de Dezembro.
apesar da Corte Suprema já ter confirmado a vitória de Kabila, os resultados das eleições de 28 de Novembro continuam a gerar polémica. O candidato da oposição, Etienne Tshisekedi, alega a ocorrência de fraudes. Garante ser o vencedor das eleições. «Ninguém sabe o que vai acontecer a 23 de Dezembro com a cerimónia de auto-nomeação de Tshisekedi, que pode iniciar um confronto político e institucional muito sério, afirmam as mesmas fontes.

O Departamento de Estado dos Estados Unidos da américa mostra-se «profundamente decepcionado pelo facto do Supremo Tribunal congolês ter decidido validar a vitória do presidente, Joseph Kabila, sem antes «avaliar plenamente as denúncias de irregularidades. a União Europeia indicou estar atenta ao decorrer das eleições legislativas na RD Congo.

Os bispos congoleses vão reunir-se em assembleia Plenária extraordinária, em Kinshasa, de 9 a 11 de Janeiro para discutir as eleições de 28 de Novembro, adianta o site da Conferência Episcopal congolesa, segundo a Fides.