é necessário combater as fraudes no sector de saúde, apela a organização mundial deste sector (OMS) no seu último comunicado. as fraudes e os erros cometidos representam mais de 7 por cento dos gastos anuais com a saúde
é necessário combater as fraudes no sector de saúde, apela a organização mundial deste sector (OMS) no seu último comunicado. as fraudes e os erros cometidos representam mais de 7 por cento dos gastos anuais com a saúdePara combater as fraudes na saúde não basta aplicar penas severas, considera Lou Saccoccio. Para o director executivo da associação de luta contra a fraude nos cuidados de saúde dos Estados Unidos da américa «o delito foi cometido e o dinheiro desapareceu. Devemos concentrar-nos mais na prevenção. Simular a assinatura de um médico numa receita ou roubar material médico de base são acções que podem parecer não ter grandes consequências mas que podem representar perdas de milhares de dólares por ano, adverte a OMS. O responsável calcula que, em 2011, o prejuízo pode chegar aos 75 bilhões de dólares (57 bilhões de euros).
a Organização Mundial da Saúde estima que as despesas mundiais de saúde, todos os anos, cheguem aos 5,7 triliões de dólares (mais de quatro triliões de euros). as fraudes ou erros cometidos representam 7,29 por cento desse valor. as fraudes no sector da saúde pode revestir diferentes formas: roubar material, exigir o reembolso de serviços que nunca foram prestados ou usar uma identidade falsa para ter acesso a cuidados de saúde. a OMS alerta também para o facto de alguns responsáveis de saúde negarem a existência do problema. Os peritos do combate à fraude lembram que se não for reconhecido, não é possível tomar medidas de prevenção.