«O Natal é para ser vivido à voluntário da Comunidade Vida e Paz», escreve o presidente da instituição aos que colaboraram na 23º Festa de Natal com as pessoas sem-abrigo
«O Natal é para ser vivido à voluntário da Comunidade Vida e Paz», escreve o presidente da instituição aos que colaboraram na 23º Festa de Natal com as pessoas sem-abrigo«Foi muito, muito bonita, muito partilhada e muito fraterna a 23. a Festa de Natal das pessoas sem-abrigo, escreve Jorge dos Santos. Mais de 1. 300 voluntários fizeram da cantina da Universidade de Lisboa o ponto mais solidário de Portugal. O responsável sublinha que «houve entrega pessoal, muito sacrifício, muito trabalho, isto é, muita alma e paixão por parte dos voluntários que permitiram aos convidados viver momentos especiais na Festa de Natal.

a vivência deste acontecimento insere-se na quadra natalícia, um tempo propício à partilha, à vida interior, ao cuidar dos outros, à escuta dos problemas e anseios dos outros, realça Jorge dos Santos. O responsável lembra que Natal é tempo de vivência intensa em família, um «tempo espiritual e que «não merece ser escondido e atafulhado com prendas e bens de consumo.

Na 23a Festa de Natal organizada pela Comunidade Vida e Paz estiveram presentes 3. 135 convidados (pessoas sem abrigo ou muito pobres e famílias carenciadas). Foram distribuídas oito mil peças de roupa, realizados 218 rastreios dentários, 231 consultas médicas e rastreios de tensão arterial e de diabetes. 158 pessoas tomaram banhos quentes, houve 215 atendimentos na Loja do Cidadão e 216 cortes de cabelo.

136 convidados foram atendidos no Espaço aberto ao Diálogo e mostraram interesse em ingressar nos programas de recuperação terapêutica e reinserção social da Comunidade Vida e Paz, 350 convidados frequentaram o Espaço Leitura e 300 crianças brincaram no Espaço Crianças.