a conclusão é de um órgão das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento e refere-se a produtos como o óleo, o cobre e os vegetais. Estudo analisa as tendências da economia mundial e estuda as estratégias de desenvolvimento
a conclusão é de um órgão das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento e refere-se a produtos como o óleo, o cobre e os vegetais. Estudo analisa as tendências da economia mundial e estuda as estratégias de desenvolvimento a informação integra um relatório da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad), divulgado no início da semana, e refere-se aos «commodities (mercadorias), por norma matérias-primas. De acordo com o estudo, lançado em Genebra, citado pela Rádio ONU, os países em desenvolvimento e emergentes reuniram 70 por cento das exportações mundiais de «commodities, nos últimos dois anos. Trata-se por exemplo de produtos como o óleo, o cobre, os vegetais, o café, o trigo. São analisadas, periodicamente, as tendências da economia mundial e as estratégias de desenvolvimento.

O relatório, intitulado «Problemas das Políticas Económicas no Mundo depois da Crise, alerta para os efeitos que as estratégias económicas nacionais e internacionais têm no crescimento económico e no desenvolvimento sustentável. O Unctad mostra estar preocupado com a instabilidade dos preços das mercadorias de primeira necessidade. adverte ainda que a recuperação económica mundial pode ser atrasada por causa de medidas de austeridade fiscal. a organização pretende, entre outras coisas, apoiar o desenvolvimento dos países emergentes graças ao comércio internacional e ajudá-los a participar nas negociações comerciais internacionais.