Dois momentos marcam a assembleia diocesana de 2011: a abertura do jubileu diocesano dos 50 anos da criação da diocese (1962-2012), e o anúncio da construção do santuário diocesano. Inhambane cresce na vivência da fé e no dinamismo missionário
Dois momentos marcam a assembleia diocesana de 2011: a abertura do jubileu diocesano dos 50 anos da criação da diocese (1962-2012), e o anúncio da construção do santuário diocesano. Inhambane cresce na vivência da fé e no dinamismo missionário a Igreja católica de Inhambane assinala o caminho percorrido ao longo de 50 anos, evocando o esforço e o empenho de missionários e leigos, as dificuldades e os sucessos, a guerra e a paz; em todos os momentos descobrindo a inspiração e a força para continuar a vocação dos que nos precederam e a responsabilidade de multiplicar os talentos recebidos: a evangelização.como sinal de comunhão e de caminho, a imagem de Nossa Senhora da Conceição irá percorrer durante todo o ano as paróquias da diocese. a Imagem foi formalmente entregue à paróquia mais distante da diocese, Nova Mambone, onde permanecerá para veneração dos fiéis, durante um determinado período de tempo, iniciando depois o percurso que a levará a percorrer todas as paróquias.

No encerramento da assembleia diocesana anual, que teve lugar no Guiúa, o bispo de Inhambane anunciou formalmente a criação, no Centro Catequético do Guiúa, de um santuário diocesano, dedicado a Santa Maria Rainha dos Mártires do Guiúa. a construção deste santuário, nas imediações do cemitério onde repousam os 24 catequistas e seus familiares massacrados a 22 de Março de 1992, abre assim, num futuro imediato, o caminho ao processo de beatificação dos mártires do Guiúa, cuja morte violenta, num momento em que abraçavam um percurso de fé, tanto marca os católicos de Inhambane.

a assembleia diocesana de Pastoral decorreu no Centro Catequético do Guiúa, diocese de Inhambane. a este grande evento anual acorrem sacerdotes, irmãs e leigos delegados das 22 missões. Fez-se uma avaliação dos desempenhos pastorais a nível paroquial e diocesano e delinearam-se estratégias para os anos seguintes. Inspirados pela celebração do jubileu diocesano, em 2012, pela celebração do ano da fé, em 2013, a assembleia redigiu o 13º plano pastoral diocesano (2012-2015) sob o lema: Juntos, crescendo firmes na fé. Este plano pastoral tem como objectivo ajudar as comunidades cristãs da diocese a crescer na vivência da fé e do dinamismo missionário.