aviões partem do Quénia para o vizinho Sudão do Sul para acudir aos 50 mil refugiados sudaneses que fugiram aos conflitos no seu país
aviões partem do Quénia para o vizinho Sudão do Sul para acudir aos 50 mil refugiados sudaneses que fugiram aos conflitos no seu paísUma ponte aérea intensa de bens de emergência foi lançada esta terça-feira do Quénia para o vizinho Sudão do Sul pela agência da ONU para os refugiados, onde um número estimado de 50 mil refugiados sudaneses necessitam de ajuda depois de fugirem aos conflitos no seu país.
O primeiro de 18 voos em aviões de transporte Hércules C-130 deixou a capital queniana, Nairobi, carregando 12 toneladas de bens, incluindo colchões, cobertores, mosquiteiros, baldes, enlatados e utensílios de cozinha, segundo o alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (aCNUR).
Os suprimentos foram deixados ao aeroporto de Malakal, no estado do alto Nilo, no Sudão do Sul, próximo de locais onde os refugiados se instalaram.
Estes bens são desesperadamente necessários, disse Vivian Tan, porta-voz do aCNUR, em Juba, capital do Sudão do Sul. as famílias muitas vezes chegam aqui exaustas, com fome, frio ou doentes. Mas nós já distribuímos o que tínhamos no terreno, incluindo a ajuda de Juba e Malakal. O nosso armazém local está quase vazio agora.