« a situação dos jovens em muitos Estados-membros é dramática», afirma László andor
« a situação dos jovens em muitos Estados-membros é dramática», afirma László andorO comissário europeu responsável pelo Emprego, assuntos Sociais e Inclusão adverte para a necessidade de uma «acção decisiva ao nível da União Europeia e a nível nacional que traga «esperança aos jovens, o nosso futuro. actualmente há cinco milhões de jovens desempregados na União Europeia. 7. 5 milhões de jovens têm entre os 15 e os 24 anos e estão simultaneamente fora do mercado de trabalho e do sistema de ensino ou formação, adianta a Lusa. «Esta situação inclui não apenas jovens pouco qualificados que deixaram a escola demasiado cedo, mas cada vez mais diplomados universitários que não conseguem encontrar o seu primeiro emprego, aponta ainda a Comissão Europeia.

Foi apresentada em Bruxelas uma nova proposta da Comissão Europeia para a promoção de emprego entre os jovens até aos 25 anos. «São claramente precisas reformas a longo prazo dos mercados de trabalho, mas essas reformas levam tempo a produzir os resultados esperados.com a iniciativa de hoje estamos a desenvolver uma acção mais imediata que ajudará a combater o desemprego dos jovens, disse o presidente do executivo comunitário, Durão Barroso.

O Fundo Social Europeu tem mais quatro milhões de euros para ajudar os Estados-membros a criar mecanismos de garantia destinados aos jovens, que assegurem a sua integração no mercado de trabalho, num programa educativo ou formativo nos quatro meses após a saída da escola. as iniciativas da Comissão Europeia passam «tanto quanto possível pela «colocação em empresas, com o objectivo de garantir 130 mil colocações, em 2012, no âmbito das iniciativas Erasmus e Leonardo da Vinci, ou a prestação de assistência financeira em 2012 a cinco mil jovens para a obtenção de emprego noutro Estado-membro.