Papa visitou hoje a maior cadeia de Roma e criticou a «sobrelotação» destes estabelecimentos
Papa visitou hoje a maior cadeia de Roma e criticou a «sobrelotação» destes estabelecimentos«Sei que a sobrelotação e a degradação das prisões podem tornar ainda mais amarga a detenção: chegam-me várias cartas de presos que o sublinham, afirmou o Pontífice durante a visita ao complexo de Rebibbia, na periferia da capital italiana. «É importante que as instituições promovam uma análise atenta às situações prisionais, hoje, que verifiquem as estruturas, os meios, o pessoal, de modo que os detidos não cumpram nunca uma dupla pena’, defendeu.

Bento XVI apelou para que o sistema prisional seja «cada vez mais adequado às exigências da pessoa humana, no respeito pela justiça, com recurso a penas que não impliquem detenção ou a «modalidades diversas de prisão. O Papa conversou com 300 presos, na capela do estabelecimento prisional. Durante o momento de diálogo, os detidos puderam colocar as suas perguntas e falaram em arrependimento.

O Santo Padre disse ainda que o sistema de detenção pretende «tutelar a sociedade de eventuais ameaças, por um lado, e por outro reintegrar quem falhou, sem afectar a sua dignidade e exclui-lo da vida social. O bispo de Roma considera que é «urgente, portanto, estabelecer sistemas judiciários e prisionais independentes, para restabelecer a justiça e reeducar os culpados.

Mas o sistema judicial deve, também, «banir os casos de erro da justiça e os maus tratos dos prisioneiros, as numerosas ocasiões de não aplicação da lei, que correspondem a uma violação dos direitos humanos, e as detenções que só tardiamente ou nunca chegam a um processo. a visita à cadeia é um «gesto público que lembra aos cidadãos as dificuldades que se vivem nas cadeias. O Pontífice manifestou ainda a esperança que o governo italiano faça os possíveis para «melhorar a situação.