«Educar os jovens para a justiça e a paz» é o tema da mensagem do Papa para o Dia Mundial da Paz de 2012. O documento aponta para a educação das novas gerações
«Educar os jovens para a justiça e a paz» é o tema da mensagem do Papa para o Dia Mundial da Paz de 2012. O documento aponta para a educação das novas geraçõesO presidente do Conselho Pontifício Justiça e Paz, cardeal Peter Turkson, falou aos jornalistas, acompanhado pelo secretário deste organismo da cúria romana, Mário Toso, para apresentar a mensagem de Bento XVI para o 45º Dia Mundial da Paz. Na conferência de imprensa, no Vaticano, o cardeal explicou que o Papa dedica as suas reflexões ao tema Educar os jovens para a justiça e para a paz.
O tema escolhido pelo Papa aborda uma questão urgente no mundo de hoje: escutar e valorizar as novas gerações na realização do bem comum e na afirmação de uma ordem social justa e pacífica, na qual possam ser plenamente manifestados e realizados os direitos e liberdades fundamentais do ser humano. Desde a sua eleição, em abril de 2005, Bento XVI escolheu como temas para a celebração do Dia Mundial da Paz: a verdade, a dignidade da pessoa, a unidade da família humana, o combate contra a pobreza, o meio ambiente e a liberdade religiosa.