Gerir os fluxos migratórios é também gerir a forma como os migrantes são encarados na sociedade, defende a Organização Internacional para as Migrações. é importante dar aos migrantes a «possibilidade de se exprimirem», assinala o director da entidadeGerir os fluxos migratórios é também gerir a forma como os migrantes são encarados na sociedade, defende a Organização Internacional para as Migrações. é importante dar aos migrantes a «possibilidade de se exprimirem», assinala o director da entidadeUm novo relatório da Organização Internacional para as Migrações destaca a importância da comunicação sobre as migrações e das informações veiculadas sobre essa temática. a migração continua a ser um fenómeno muito incompreendido, e como tal, o estudo aponta para uma «viragem radical na forma como se fala sobre ela, nomeadamente em tempo de crise económica. Um mau discurso pode incentivar a propagação de sentimentos anti-migração, alerta o mesmo.
Para garantir um debate esclarecido, é muito importante que os Media divulguem informações «honestas, mas é igualmente importante dar aos migrantes a «possibilidade de se exprimirem, considera William Swing, director da entidade. Segundo o estudo, é fundamental comunicar de forma correcta sobre a migração, pois gerir os fluxos migratórios é também gerir a forma como os migrantes são encarados na sociedade.
Uma boa comunicação permite fazer compreender a um grande número de pessoas que a migração é uma realidade e uma necessidade. «Gerida com inteligência e no respeito pela dignidade humana, a migração é também extremamente desejável, defende o responsável. De acordo com o estudo, nos países de destino, a população mostra não estar bem informada. Tende a sobrestimar largamente o tamanho da população migrante.