De 28 de Dezembro a 1 de Janeiro, reúnem-se em Berlim cerca de 30. 000 jovens para a 34º etapa da «Peregrinação de Confiança» da comunidade de Taizé. Já estão disponíveis excertos da Carta do irmão alois para a ocasião
De 28 de Dezembro a 1 de Janeiro, reúnem-se em Berlim cerca de 30. 000 jovens para a 34º etapa da «Peregrinação de Confiança» da comunidade de Taizé. Já estão disponíveis excertos da Carta do irmão alois para a ocasiãoPela primeira vez, o encontro que começou com o fundador, irmão Roger, há mais de 30 anos, vai decorrer na capital alemã. À chegada, os jovens vão receber a Carta do irmão alois, Prior da Comunidade de Taizé. a mesma será traduzida em mais de cinquenta línguas. Neste cenário de crise económica global, o irmão alois lança o seguinte desafio: «Será motivo para nos interrogarmos ainda mais sobre as opções a tomar para a nossa vida?.

Confiança entre os homens, confiança em Deus, Cristo de comunhão, procurar ser «o sal da terra são temas abordados na Carta de Taizé para 2012. «Rumo a uma nova solidariedade é o título do documento que já tem alguns excertos publicados. «Mesmo se a solidariedade humana sempre foi necessária, ela precisa de ser constantemente renovada, rejuvenescida através de novas expressões, escreve o prior de Taizé, na carta. Na introdução, referindo-se especificamente a Berlim, lembra que é uma cidade «marcada por uma grande diversidade e «orientada para o futuro, mas que conta com «a memória de um passado doloroso; cidade cuja população mostrou que não se deixa desanimar pelas situações difíceis.

Todas as manhãs, os jovens vão reunir-se nas cerca de 160 paróquias de acolhimento. Para os dias 29 e 30 de Dezembro, estão programados vários workshops sobre cerca de quinze temas. a 31 de Dezembro, realizar-se-ão encontros por países ou zonas de origem dos participantes. O objectivo é continuar com a «peregrinação de confiança no regresso a casa e detectar formas para avançar em direcção a uma nova solidariedade. Conheça o programa.