Se «não controlarem bem o seu património social e histórico, o seu património cultural e religioso, os seus recursos naturais» os haitianos concorrem à própria perca, advertem os bispos haitianos numa mensagem de Natal
Se «não controlarem bem o seu património social e histórico, o seu património cultural e religioso, os seus recursos naturais» os haitianos concorrem à própria perca, advertem os bispos haitianos numa mensagem de Natal«O novo Haiti com o qual todos sonhamos não vai ser uma prenda, mas sim o fruto do esforço conjugado indistintamente, afirmam os prelados do Haiti, numa mensagem de Natal. Os bispos apelam o povo e o governo a não esperar que tudo venha dos outros em jeito de prenda. «Não deve haver vergonha por aceitar ser acompanhado e ajudado. Contudo, devemos assumir a nossa responsabilidade, encarregando-nos, de uma forma resoluta, do nosso presente e do nosso futuro, apelam na mensagem, citada pela agência Misna.

a Conferência Episcopal do Haiti apela à clarividência e alerta a população para os perigos que corre. Devido à ausência de boa governança, falta de organização, aceitação da corrupção e bloqueio de iniciativas para o desenvolvimento, «o nosso país está a fugir-nos das mãos, alerta. «Não à negligência, apelam os bispos. «Se o homem haitiano não controlar bem o seu património social e histórico, o seu património cultural e religioso, os seus recursos naturais e se ele abdica da sua autonomia para viver controlado por outro, «concorre à sua própria perca, consideram.