Detenções durante manifestações pós-eleitorais em Moscovo são indignas de uma democracia, defende a Human Rights Watch, organização para a defesa dos direitos humanos. Detidos ficaram retidos em esquadras sobrelotadas
Detenções durante manifestações pós-eleitorais em Moscovo são indignas de uma democracia, defende a Human Rights Watch, organização para a defesa dos direitos humanos. Detidos ficaram retidos em esquadras sobrelotadasPerante as manifestações ocorridas no início da passada semana, as autoridades falharam nas suas obrigações quanto aos direitos humanos, declara a Human Rights Watch (HRW). as autoridades violaram o direito à liberdade de reunião e de expressão, assim como o direito à segurança e os direitos relativos a procedimentos jurídicos regulares, indica a organização. « a detenção de manifestantes pacíficos, seguida em alguns casos por condenações a penas de prisão, não honram o governo russo e é inaceitável numa sociedade democrática, considera Hugh Williamson, director da organização para a Europa e a Ásia Central.

Na noite de 6 de Dezembro, no âmbito de uma manifestação não autorizada, cerca de 600 pessoas foram detidas pela polícia, em Moscovo. Segundo a HRW, a polícia recorreu à força. alguns detidos afirmaram ter passado a noite em esquadras sobrelotadas, de pé, sem água nem comida, e sem permissão para verem os seus advogados. Mais de 10 pessoas, detidas a 5 de Dezembro, foram objecto de condenações sumárias (10 a 15 dias de detenção administrativa). Nas manifestações que seguiram, a 10 de Dezembro, que a Human Rights Watch também acompanhou, não foram registados actos de violência.