Bispos do Burundi apelam à paz na sua mensagem de Natal e alertam para o clima social actual em que prevalece a violência. O respeito na Política é uma das soluções apresentadas
Bispos do Burundi apelam à paz na sua mensagem de Natal e alertam para o clima social actual em que prevalece a violência. O respeito na Política é uma das soluções apresentadas«Convidamos todos a rejeitar a guerra e tudo o que pode causar novamente a violência no nosso país. Se não nos comprometemos em fazer tudo o que está ao nosso alcance, há o risco de que o país caía nos horrores de outra guerra, enquanto estão ainda vivas as feridas deixadas pelo passado, declaram os bispos, numa mensagem conjunta, citada pela agência Fides. O Burundi esteve, mais de uma década, em guerra civil (de 1993 a 2005).

Os bispos alertam para a possível «vontade de retomar a lógica da desconfiança, da exclusão, de conflitos e guerra. E à esta dizem: «Não e, mais uma, vez não. advertem para o clima social actual do Burundi. assinalam a ocorrência de assassinatos e massacres que vão além dos crimes comuns (situações de roubo, conflitos por causa da terra). «Crimes de sangue motivados pela política ameaçam o país. Os prelados apontam também para o desaparecimento forçado de pessoas, sendo que a responsabilidade de alguns desses crimes é – segundo os mesmos – atribuída a agentes da Segurança Nacional.
Há um sentimento de medo generalizado. O governo receia a presença de grupos armados e a população teme a violência. Segundo a mesma fonte, os bispos apresentam as seguintes soluções para fazer frente ao problema: respeito pelo governo eleito democraticamente e respeito pelo papel da oposição; investir no diálogo entre os partidos políticos; investigar agentes de serviços de segurança e julgar os criminosos identificados, mesmo que pertençam ao partido no poder; avançar com o desarmamento da população.