Bento XVI visitará Cuba e o México antes da Páscoa de 2012. Revelação feita durante a Eucaristia evocativa do bicentenário da independência dos países latino-americanos
Bento XVI visitará Cuba e o México antes da Páscoa de 2012. Revelação feita durante a Eucaristia evocativa do bicentenário da independência dos países latino-americanos a viagem apostólica decorrerá sob o lema da «Nova evangelização e poderá acontecer entre 23 e 28 de Março, noticiou a agência EFE, citando fontes do Vaticano. Será a segunda viagem do Pontífice à américa Latina, depois da efectuada ao Brasil, em 2007, e aos Estados Unidos da américa, em 2008.

O Papa defende que «este é um tempo valioso para evangelizar com uma fé sólida, uma esperança viva. a sua terceira viagem ao continente americano visa «proclamar a Palavra de Cristo. Esta será a primeira visita, no seu pontificado, que se desloca a estes dois países. O seu antecessor, João Paulo II visitou Cuba em 1998 e o México por cinco vezes, a última das quais em 2002.

Na missa evocativa evocativa do bicentenário da independência dos países latino-americanos, o Pontífice exortou os povos da américa Latina a salvaguardarem o seu «rico tesouro de fé e o seu dinamismo histórico – cultural , defendendo a vida humana e a família. São ainda chamados a intensificarem uma «vasta tarefa educativa para que os seus cidadãos possam enfrentar «digna e responsavelmente o seu destino.

Durante a homilia, (a missa foi celebrada em português e castelhano), Bento XVI realçou ainda a necessidade de esforços para «superar a miséria, o analfabetismo e a corrupção e erradicar toda a injustiça, a violência, a criminalidade, a insegurança, o narcotráfico e a extorsão. ao mesmo tempo apelou à «grande missão continental de nova evangelização.