associação Portuguesa de Museologia vai anunciar hoje, 12 de Dezembro, os premiados de 2011. São vinte categorias, com destaque para o Melhor Museu Português e Melhor Exposição. O museu dos Missionários da Consolata está nomeado pelo júri
associação Portuguesa de Museologia vai anunciar hoje, 12 de Dezembro, os premiados de 2011. São vinte categorias, com destaque para o Melhor Museu Português e Melhor Exposição. O museu dos Missionários da Consolata está nomeado pelo júriOs prémios são atribuídos pela associação Portuguesa de Museologia (aPOM), desde 1997 para incentivar o espírito de preservação e divulgação do património dos museus, segundo a entidade, distinguindo ainda, entre outros, a melhor intervenção e restauro, o melhor catálogo, mecenato e projecto museográfico, refere a agência Lusa. a aPOM já tinha anunciado que, este ano, o Prémio Personalidade foi atribuído ao especialista em conservação preventiva Luís Casanovas, de 85 anos, pelo inestimável contributo de excelência nas áreas da conservação preventiva e da segurança nos museus, justificou a direcção da entidade criada há 46 anos.

Os premiados em todas as vinte categorias dos galardões da aPOM vão ser anunciados pelas 18 horas, numa cerimónia que terá lugar no Espaço BES arte e Finança, em Lisboa. Este ano, vão surgir premiados em três novas categorias: Melhor Projecto Internacional, Melhor Informação ao Visitante e Melhor Incorporação de uma obra num acervo. O Prémio Personalidade na Área da Museologia da aPOM é um galardão de carreira que visa distinguir e homenagear uma figura que tenha dado um contributo relevante nesta área em Portugal. Nascido em Coimbra em 1926, Luís Efrem Elias Casanovas foi responsável pela área de conservação preventiva em vários cursos de museologia.

O Museu de arte Sacra e Etnologia, de Fátima, dos Missionários da Consolata, está nomeado pelo Júri para os PRÉMIOS aPOM 2011. É uma prenda quando este museu missionário celebra o seu 20. º aniversário e é, ao mesmo tempo, o reconhecimento da sua qualidade e excelência como espaço e actividades museológicas nele desenvolvidas. Para esta ocasião, foi preparado o Roteiro do museu, uma obra de grande qualidade.