Presidente do Zimbábue e o seu partido pretendem confiscar as terras dos fazendeiros brancos que permanecem no país para as entregar a cidadãos negros, segundo o jornal estatal The Herald. O ZaNU-PF anunciou a proposta em recente conferência do partido
Presidente do Zimbábue e o seu partido pretendem confiscar as terras dos fazendeiros brancos que permanecem no país para as entregar a cidadãos negros, segundo o jornal estatal The Herald. O ZaNU-PF anunciou a proposta em recente conferência do partidoO departamento de reforma agrária recomendou que as 198 fazendas ainda não nacionalizadas, propriedade de brancos, passem a fazer parte da lista de propriedades a serem nacionalizadas, lê-se no relatório da União Nacional africana do Zimbábue-Frente Patriótica (ZaNU-PF). a proposta foi imediatamente repudiada pela União de Fazendeiros Comerciais (CFU, sigla em inglês), liderada por proprietários de terra brancos. a organização considerou a ideia um absurdo.

O presidente Robert Mugabe tinha iniciado, em 2000, uma reforma agrária polémica, que confiscou as terras de cerca de quatro mil fazendeiros brancos. Se estão a dizer que, se você é branco, não é bem-vindo, então deveriam dizê-lo claramente, afirmou o presidente da CFU, Charles Taffs. É uma conspiração directa da ZaNU-PF para minar a recuperação do Zimbabué. Taffs lembrou que o Zimbabué enfrenta um dos piores défices de milho dos últimos 100 anos.

após as eleições polémicas de 2009, Robert Mugabe foi obrigado a governar com o seu opositor político, Morgan Tsvangirai, o líder do Movimento para a Mudança Democrática. a coligação governamental conseguiu alguma estabilidade económica para o país, depois de uma década de crise financeira.