Duas dezenas de pessoas, representando as dioceses de Portugal, acenderam, simbolicamente as velas marcando assim o início da operação «Dez milhões de estrelas, um gesto pela paz»
Duas dezenas de pessoas, representando as dioceses de Portugal, acenderam, simbolicamente as velas marcando assim o início da operação «Dez milhões de estrelas, um gesto pela paz»No domingo da alegria, o terceiro domingo de advento ficou marcado pelo início oficial da campanha da Cáritas Portuguesa, já na nona edição. Já depois da comunhão, as 20 pessoas acenderam a sua vela na vela que o presidente da celebração, Jorge Ortiga, segurava. O acender da vela simboliza que a operação é para ser vivida em todas as dioceses. Depois, de vela acesa, o grupo ficou em frente ao altar, até sair no cortejo final.

Durante a homilia, o presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social defendeu que «a luz da nossa identidade deve, por isso, iluminar o mundo actual com os raios de esperança, que marquem a nossa diferença cristã. actualmente vivemos num «mundo estranho e paradoxal, disse Jorge Ortiga. Por um lado há uma «excessiva sensibilidade perante determinadas realidades, e esquecemo-nos de ver outras.

O primaz de Braga assinalou que «só valorizamos as dores das “figuras públicas”, impostas pelos mass media e está na hora de «inverter o rumo. Para o arcebispo «urge, assim, retomar valores que têm sido preteridos no desenvolvimento de todos os homens e do Homem todo. É com este «espírito de mudança que a Cáritas Portuguesa lança o desafio a todos os cidadãos, independentemente das suas convicções religiosas ou políticas, a participarem na operação «10 Milhões de estrelas – um gesto pela paz, frisou.

aos fiéis que enchiam mais de metade da igreja da Santíssima Trindade, o responsável da Comissão da Pastoral Social lembrou que «comprar uma vela da paz é sinónimo de dar dignidade de vida a todos. 65 por cento do valor da campanha reverte para o Fundo Social de Solidariedade, depois é entregue às Cáritas diocesanas para que continuem a ajudar aos pedidos de ajuda de famílias carenciadas. 35 por cento reverte a favor da população da Somália.