«Fado» e «austeridade» são duas das dez palavras mais marcantes do ano de 2011
«Fado» e «austeridade» são duas das dez palavras mais marcantes do ano de 2011 a escolha vai ser efectuada através de um site, na internet, até ao último dia deste ano. a iniciativa é da Porto Editora. a palavra do ano de 2011 «será conhecida na primeira quinzena do próximo ano. a escolha das dez finalistas foi feita pela equipa de linguistas do Departamento de Dicionários da Porto Editora «tendo como critérios a frequência de uso, a relevância assumida ou então simplesmente porque se relaciona com algum tema muito marcante, disse à Lusa fonte do grupo empresarial.

«austeridade é «uma palavra que dita o dia-a-dia dos portugueses, adianta a Lusa, citando uma fonte da editora. « a política de austeridade marcou o presente ano, salienta ainda. a par da «austeridade , outras palavras como «desemprego, «subsídio , «emigração, também constam da lista de dez vocábulos, neste período de crise. a «esperança, outro vocábulo escolhido, «esteve sempre presente e os portugueses acreditam que a crise do país vai ser ultrapassada, não sendo ainda uma palavra vã. Junta-se-lhe também o vocábulo «voluntariado por ter sido este ano o do voluntariado.

O «Fado acabou por ser uma palavra desta lista. Em 27 de Novembro, foi declarado Património imaterial cultural da Humanidade. a escolha do vocábulo refere-se não só à melodia como ao género musical cultivado pelos portugueses pelo menos desde o século XIX.