Padre Tolentino de Mendonça é um dos dez consultores nomeados para o Conselho Pontifício da Cultura pelo PapaPadre Tolentino de Mendonça é um dos dez consultores nomeados para o Conselho Pontifício da Cultura pelo PapaO director do Secretariado nacional da Pastoral da Cultura e professor da Faculdade de Teologia da Universidade Católica de Lisboa foi nomeado pelo Papa como consultor do Conselho Pontifício da Cultura. O nome do também poeta Tolentino de Mendonça foi apresentado pelo presidente do Conselho Pontifício da Cultura, o cardeal Gianfranco Ravasi.
Tolentino de Mendonça é um dos dez conselheiros de uma lista que inclui outros três padres professores universitários do Benim, Itália e Espanha, adianta a Rádio Vaticano. Seis leigos foram nomeados: o arquitecto espanhol, Santiago Calatrava; um professor de Filosofia, da Catalunha; um italiano especialista de Ciências Espaciais; Joachim Singer, cientista alemão, director do Instituto Max Planck; um professor de Física nos Estados Unidos; e ainda uma crítica de arte, responsável da Colecção de arte Contemporânea dos Museus do Vaticano; e uma belga, directora de um Instituto para o Diálogo e Dinâmicas Interculturais, de Bruxelas.
O Santo Padre nomeou também oito membros do mesmo Conselho Pontifício da Cultura: os cardeais arcebispos de Kinshasa e de Washington; o presidente do Conselho para a Nova Evangelização, Salvatore Fisichella; outros dois bispos, o maestro, músico e compositor, natural da Estónia, arvo Part, e o filósofo francês Luc Marion, professor da Sorbonne. Esta é a segunda nomeação de um português para aquele dicastério, recentemente. Em Novembro, o bispo auxiliar de Lisboa, Carlos azevedo assumiu funções de delegado Conselho Pontifício da Cultura, na área dos bens culturais da Igreja.