“O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me consagrou e me enviou a levar a Boa Nova”, proclamam os cristãos no texto de Isaías da primeira leitura do 3º Domingo de advento“O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me consagrou e me enviou a levar a Boa Nova”, proclamam os cristãos no texto de Isaías da primeira leitura do 3º Domingo de adventoEntramos na terceira semana do advento e estamos a aproximar-nos da festa da vinda à terra do Deus feito homem, Jesus Cristo. De certo modo, a liturgia antecipa já a alegria do Natal, alegria que vem da consciência do que realmente somos: consagrados por Deus para uma missão de salvação. «Consagrado significa dedicado a Deus, feito pertença de Deus e dedicado ao seu serviço. ao sermos ungidos com o óleo do santo crisma, no nosso baptismo, foram-nos ditas oficialmente estas palavras: Deus unge-te com o crisma da salvação para que permaneças eternamente membro de Cristo sacerdote, profeta e rei. Consagrados significa, portanto, que somos pertença de Deus e, ao mesmo tempo, encarregados de uma missão: a missão de anunciar a Boa Nova. É o que nos diz Isaías na primeira leitura do terceiro domingo de advento: O Senhor consagrou-me e enviou-me a anunciar a Boa Nova aos pobres, a curar os corações atribulados, a proclamar a redenção dos cativos e a liberdade aos prisioneiros, a promulgar o ano da graça do Senhor.
É extremamente importante que vivamos conscientes desta vocação que o Senhor Deus nos confiou no nosso Baptismo. a cada um de nós, Ele chama a sermos sempre seus e envia-nos, continuamente, aos outros. Muitos dos nossos irmãos e irmãs precisam do óleo da consolação que, como cristãos, temos a vocação de lhes levar. Pode parecer-nos às vezes que tal vocação seja um peso para nós, algo de complicado que dificulta a nossa vida. a palavra de Deus mostra-nos que, pelo contrário, este dever é para nós fonte de felicidade. acerca desta mesma vocação, sua e nossa, assim se exprime Isaías na primeira leitura: Exulto de alegria no Senhor, a minha alma rejubila no meu Deus. E a Virgem Santa Maria cantava ao visitar a sua prima Isabel: a minha alma glorifica o Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador (Lucas 1, 46-47).
a alegria de Deus no Natal é dar o seu Filho Unigénito à humanidade. Muito da nossa alegria tem a mesma origem: darmos Cristo, partilharmos a nossa felicidade com os outros, pois partilhar a própria felicidade significa aumentar a nossa. ao visitar a sua prima Isabel, Maria não foi só ajudá-la na lida da casa: foi levar-lhe a presença de Cristo que já morava no seu seio. Também João Baptista, no evangelho, encoraja-nos a sermos, como ele, anunciadores da Boa Nova de Jesus Cristo: Eu sou a voz que brada no deserto: endireitai os caminhos do Senhor. Façamos, cada um de nós, um gesto profundamente significativo no nosso coração. Não queiramos ficar com Jesus só para nós. Partilhemo-l’O, a Ele e à nossa alegria, com aqueles cuja vida ainda não está repleta da fé cristã. Sejamos missionários! Pela caridade, chegaremos à felicidade.