Com colete à prova de balas, Ban Ki-moon desembarca no aeroporto de Mogadí­scio, Somália, para visita histórica. O secretário-geral das Nações Unidas pediu aos insurgentes islamitas shebab que interrompam a violência
Com colete à prova de balas, Ban Ki-moon desembarca no aeroporto de Mogadí­scio, Somália, para visita histórica. O secretário-geral das Nações Unidas pediu aos insurgentes islamitas shebab que interrompam a violênciaÉ uma visita histórica para convidar os islamitas shebab a participar no processo de paz. Ban Ki-Moon anunciou que as Nações Unidas abrirão, em Janeiro, um escritório para tratar assuntos políticos, na capital da Somália. Desde 1993, esta é a primeira visita de uma delegação de alto nível das Nações Unidas à Somália, que enfrenta uma guerra civil desde a queda do presidente Siad Barre, em 1991.

Pedimos à oposição armada shebab que interrompa a violência e participe no processo de paz no país, declarou Ban Ki-moon, cuja visita à Somália não fora anunciada por razões de segurança. Os shebab, que se declaram leais à al-Qaeda, tentam há vários anos derrubar um frágil governo de transição somali apoiado pela comunidade internacional.