Passado um ano da crise pós eleitoral na Costa de Marfim, regista-se um total 1. 121 vítimas de violência que atinge mulheres, meninos e meninas. O relatório “Vulnerabilidade, violência e graves violações dos Direitos da Infância” denuncia a tragédia
Passado um ano da crise pós eleitoral na Costa de Marfim, regista-se um total 1. 121 vítimas de violência que atinge mulheres, meninos e meninas. O relatório “Vulnerabilidade, violência e graves violações dos Direitos da Infância” denuncia a tragédiaO relatório refere os casos de violações dos direitos humanos registados entre Novembro de 2010 e Setembro de 2011. Menciona casos de mutilações, de recrutamento ou utilização de crianças por grupos armados, ataques a escolas e hospitais, violências sexuais, raptos e bloqueios de ajudas humanitárias destinadas a crianças. Entre os 1. 121 casos reportados, 643 foram cometidos contra meninos e meninas, incluindo os 182 casos de violência sexual.

Dois terços do total das vítimas são meninas, 60 por cento das quais com menos de 15 anos. 213 são casos de violência sexual, 45 de crianças integradas em grupos armados, 79 de menores mutilados ou feridos, 41 de mortes infantis com arma de fogo, bombas e outros, 10 são casos de crianças sequestradas.

O relatório evidencia um aumento significativo da violência entre os meses de Março e abril deste ano. Coincide com o momento mais crítico que se registou nas regiões mais atingidas pelos confrontos. a maior parte dos crimes ficou impune, embora seja conhecida a identidade dos autores de quase metade dos crimes. apenas foram instaurados 52 processos. ainda há muito medo de denunciar os responsáveis das violências criminosas.