Em 2011, são já 179 os jornalistas presos no mundo, o í­ndice mais elevado dos últimos 15 anos. a maior parte deles estão presos no Irão, Eritreia e China
Em 2011, são já 179 os jornalistas presos no mundo, o í­ndice mais elevado dos últimos 15 anos. a maior parte deles estão presos no Irão, Eritreia e China a associação não governamental, Comité para a Protecção de Jornalistas (CPJ), faz notar que os jornalistas profissionais são, na sua maioria, redactores, redactores-chefe e fotógrafos, que trabalham quase todos no sector da internet. Cerca de 45 por cento são independentes, ou seja, 34 a mais que em 2010 em 1 de Dezembro deste ano. O Irão está, pelo segundo ano consecutivo, à frente da lista, com 42 jornalistas presos, seguido pela Eritreia com 28, China com 27, Mianmar com 12 e Vietname com nove.

O CPJ sublinha que o Irão faz alternar autorizações de saída e novas prisões, submetendo os prisioneiros a tratamentos desumanos e tomando como alvo também os seus advogados. Desde 2009, fugiram do país 65 jornalistas. O director-geral do CPJ, Joel Simon, informou: Os jornalistas independentes, que frequentemente não gozam do apoio institucional necessário para resistir à pressão do Estado ou para poderem defender-se perante a justiça, são os que sofrem o maior peso neste aumento sem precedentes de prisões.

O CPJ deu conta de que a maior parte dos jornalistas presos no mundo foram detidos por terem criticado o Estado ou violado a censura. a grande maioria são jornalistas locais detidos por seu próprio governo. O último balanço não inclui os jornalistas desaparecidos ou sequestrados por grupos criminosos ou de militantes.