Santo Padre presidiu a um breve momento de oração junto da imagem de Nossa Senhora da Conceição, tendo colocado a seus pés uma coroa de flores
Santo Padre presidiu a um breve momento de oração junto da imagem de Nossa Senhora da Conceição, tendo colocado a seus pés uma coroa de floresO Santo Padre pediu a Nossa Senhora que «acompanhe o caminho da fé, encoraje o empenho de vida cristã e sustente a esperança dos fiéis. Na Praça de Espanha onde presidiu à celebração da Palavra, Bento XVI frisou a necessidade de esperança em tempo de crise, «sobretudo neste momento tão difícil para a Itália, para a Europa, para as várias partes do mundo. E apelou para que «Maria nos ajude a ver que há uma luz para além das espessas cortinas de neblina que parecem envolver a realidade.
O Papa assinalou que «através de todas as provações com que se confronta no decurso dos tempos e nas diversas partes do mundo, a Igreja sofre perseguição, mas resulta vencedora. E deste modo a comunidade cristã é «a presença, a garantia do amor de Deus contra todas as ideologias do ódio e do egoísmo. Enquanto Maria é Imaculada, «livre de toda a mancha do pecado, a Igreja é santa, mas ao mesmo tempo está marcada pelos nossos pecados, lembrou.

a partir de uma passagem do Livro do apocalipse, que evoca Maria como um sinal grandioso aparecido no céu, uma mulher vestida de sol, com a lua sob os seus pés e, na cabeça, uma coroa de doze estrelas, o Pontífice explicou que «esta imagem representa ao mesmo tempo Nossa Senhora e a Igreja. Este sinal (da mulher do apocalipse) personifica a Igreja, a comunidade cristã de todos os tempos. «Ela está grávida, no sentido de que traz no seu seio Cristo, e deve-o dar à luz para o mundo: essas as dores de parto da Igreja peregrina na terra, devendo, no meio das consolações de Deus e das perseguições do mundo, levar Jesus aos homens, concluiu.