«adorar a Deus em Espírito e verdade», o livro de actas do simpósio realizado em Junho de 2011, foi lançado
«adorar a Deus em Espírito e verdade», o livro de actas do simpósio realizado em Junho de 2011, foi lançado«Desde o início que a mensagem de Fátima nos remete para o fundamental da fé e da vida, pondo Deus no centro das nossas preocupações, escreve o presidente da Comissão Organizadora do simpósio e coordenador da publicação. No simpósio que decorreu durante três dias, participaram 410 pessoas.
a obra divide-se em cinco temas: Na primeira parte «Leituras da mensagem de Fátima, duas conferências confrontam o leitor «com o essencial da vida cristã e com o núcleo da mensagem evangélica. Nesta reflexão parte-se de uma leitura da mensagem de Fátima para identificar os traços de Deus que nela são postos em realce, afirma Vítor Coutinho.

Num segundo momento «adoração como atitude crente, também o tema de um painel dos trabalhos, «é feito um aprofundamento da atitude de adoração enquanto elemento central da vida cristã, explicitando também aspectos fundamentais da visão cristã da fé, explica o sacerdote. No terceiro tema «Expressões contemporâneas da busca de Deus, o leitor é interpelado a reflectir sobre «o lugar de Deus na vida dos homens e mulheres do nosso tempo, para abordar, a título exemplificativo, algumas buscas contemporâneas do Transcendente.

a quarta parte do livro, «concretizando um dos objectivos do Santuário de Fátima para a celebração do centenário, salienta a dimensão mariana da expressão cristã da fé. O livro apresenta ainda um registo de informações várias e textos referentes ao congresso. a obra pode ser adquirida na livraria do Santuário de Fátima e tem um custo de 12 euros.