Instituição de solidariedade social da Ribeira Grande, açores, vai distribuir no sábado 250 sopas
Instituição de solidariedade social da Ribeira Grande, açores, vai distribuir no sábado 250 sopasÉ sopa de feijão e vai ser distribuída em doses individuais a 250 pessoas de famílias carenciadas de cinco freguesias deste concelho de São Miguel pelo Centro de apoio Social e acolhimento (C. a. S. a) Bernardo Estrela. a iniciativa, que se integra no ano Europeu do Voluntariado, deverá abranger «80 agregados carenciados, devidamente sinalizados pelos serviços de acção social locais, explicou ana Maria Pereira, à Lusa.
a sopa vai ser confeccionada pelos voluntários que, a partir das 9h vão descascar os legumes e prepará-la. Depois será distribuída pelas 250 doses individuais, que serão entregues «porta-à-porta, em Santa Bárbara, Ribeira Seca, Conceição, Matriz e Ribeirinha, afirmou a coordenadora da instituição. O Centro de apoio Social e acolhimento está também a preparar cabazes de Natal com bens oferecidos, que serão distribuídos entre 19 e 23 de Dezembro, por famílias carenciadas daquelas cinco freguesias.
Para apoiar estas famílias com um cabaz de Natal, a instituição apela à doação de «bens essenciais, como massa, arroz, conservas, salsichas, atum, leguminosas [feijão, grão de bico], legumes, fruta enlatada, azeite, óleo, bacalhau, açúcar, bolacha e leite. Há três anos, destaca ana Maria Pereira, foram distribuídos «30 cabazes por famílias dos bairros do Bandejo e de Santa Luzia, no âmbito do projecto Crescer.
Em 2010, a instituição «angariou 1. 280 quilos de tampas de garrafas, que permitiram a aquisição de uma cadeira de rodas para uma criança e quatro toneladas de material escolar, roupa e brinquedos, que foram enviadas para Cabo Verde e ficaram para a instituição de apoio social em São Miguel. a C. a. S. a Bernardo Estrela apoia 150 crianças e jovens nas valências de creche, jardim de infância e atelier de Ocupação de Tempos Livres. Dispõe ainda de um Centro de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil, para jovens dos 15 aos 21 anos em situação de absentismo escolar, dependência ou risco.