Elite da Guiné Equatorial está a apropriar-se da riqueza do petróleo desta pequena nação africana, enquanto a maioria de sua população vive na miséria
Elite da Guiné Equatorial está a apropriar-se da riqueza do petróleo desta pequena nação africana, enquanto a maioria de sua população vive na misériaEmbora a Guiné Equatorial possua uma das maiores rendas per capita de África, perto de 70 por cento de sua população vive na miséria, afirmou o secretário de Desenvolvimento Internacional da Grã-Bretanha, andrew Mitchell. a maior parte desta renda per capita vai para o presidente e para seus parentes e amigos. a Guiné Equatorial produz cerca de 240 mil barris de petróleo por dia. Há mais de três décadas à frente do país, o presidente Teodoro Obiang Nguema Mbasogo tornou-se o líder africano no poder há mais tempo, depois da morte do líbio Muammar Gaddafi.

Grupos de defesa dos direitos humanos descrevem o regime como um dos mais corruptos do mundo. É simplesmente uma vergonha que o elevado nível de riqueza do petróleo seja desviado para uso corrupto e pessoal de uma elite irresponsável e egoísta. a organização Transparência Internacional, que monitoriza a corrupção no mundo, classificou a ex-colónia espanhola em 168º lugar entre 178 países no combate à corrupção. O Departamento de Justiça dos Estados Unidos tentava, em Outubro, apreender os bens do filho de Obiang, Teodoro Nguema Obiang Mangue, no valor de mais de 52 milhões de euros.