Em dia de aniversário, a pianista e compositora Leonor Leitão-Cadete apresentou o seu último trabalho em Fátima
Em dia de aniversário, a pianista e compositora Leonor Leitão-Cadete apresentou o seu último trabalho em FátimaSão 13 temas, dedicados a João Paulo II e que compõem o álbum «À Memória do Beato João Paulo II, o último trabalho da compositora, pedagoga e pianista, Leonor Leitão-Cadete. Inclui palavras de João Paulo II aquando da sua eleição e de alguns momentos das suas visitas a Portugal. O professor João César das Neves, amigo da pianista apresentou o último trabalho musical como uma Via-Sacra, numa perspectiva visa a partir da subdivisão do primeiro tema fosse subdividido em dois. Desde o anúncio do novo Papa (em 1978) até ao seu falecimento (2005), o trabalho musical perpassa o seu pontificado e palavras que disse em diversos momentos, como em Fátima, onde o Pontífice esteve por três vezes. Num dos temas, o Papa anuncia a beatificação dos pastorinhos, a que presidiria em Maio de 2000.
Um dos temas «Maria, catedral do céu, é repetido por três vezes, destacou César das Neves. O que indica que «seja o principal. a segunda vez que o tema é entoado fica completo com a música da irmã Lúcia «No céu há uma janelinha, um tema gravado no Carmelo em Coimbra e que Leonor Leitão-Cadete harmoniza. No nono quadro, como o apelidou o docente da Universidade Católica, e que corresponde ao oitavo tema ouve-se a irmã Lúcia a cantar e o Papa a abençoar Portugal.

a partir deste tema, o próprio álbum entra num «ritmo mais intenso, com temas como o «Vai anoitecendo, que a pianista compôs quando completou 80 anos, mas que se adapta à crucificação de Jesus. Já o tema «Do tempo à eternidade, foi apresentado pelo docente universitário como a estação da Via-Sacra em que Jesus é descido da cruz. «Todo teu, o lema do pontificado do Papa dá inspiração para o último tema, novamente «Maria, catedral do céu e a estação da Via-Sacra em que Jesus é sepultado. Leonor Leitão-Cadete tocou mais de 20 anos na Capelinha das aparições, nas peregrinações internacionais, e a fotografia que acompanha o trabalho musical foi tirada por ela, numa das visitas de João Paulo II.

Um concerto intimista
120 pessoas participaram na apresentação deste trabalho musical, a 4 de Dezembro, em Fátima, a primeira iniciativa levada a cabo pela recém-criada Liga de amigos do Museu de arte sacra e Etnologia de Fátima. Diversos amigos da pianista quiseram homenagená-la, estando presentes neste dia, já que completava também 82 anos. a par de César das Neves, o encenador e actor Ricardo Carriço e o ex-governante Jorge Lacão foram algumas das figuras públicas presentes. a primeira e segunda alunas da professora, bem como familiares também estiveram neste momento de comemoração. Foi a partir do desafio de Ricardo Carriço, a propósito do seu vestido azul, comprado no Egipto, durante uma peregrinação à terra Santa, que Leonor Leitão-Cadede iniciou os improvisos. No final relatava que havia sido um «momento especial aos pés da Mãe, assinalando, também, a importância deste trabalho ser apresentado em Fátima.