Durante a oração dominical do angelus, na praça de São Pedro, Bento XVI recordou o cinquentenário da Organização Internacional para as Migrações
Durante a oração dominical do angelus, na praça de São Pedro, Bento XVI recordou o cinquentenário da Organização Internacional para as MigraçõesBento XVI referiu-se, depois da oração do angelus na praça de São Pedro a 4 de Dezembro, à situação dos imigrantes e refugiados. O Papa orou por aqueles que se dedicam a apoiar e a consolar estes irmãos em emergência. Declarou o Pontífice: Confio ao Senhor todos os que, muitas vezes forçadamente, deixam o seu próprio país ou são privados de nacionalidade.

Bento XVI sublinhou: Enquanto encorajo a solidariedade para com eles, oro por todos os que se dedicam a proteger e dar a assistência a estes irmãos em situação de emergência, expondo-se também eles a sérios esforços e perigos. O Papa recordou que nos próximos dias será comemorado o cinquentenário da Organização Internacional para as Migrações (OIM) e da Convenção para a Redução dos Casos de apatrídia e o sexagenário da Convenção Sobre o Status de Refugiado. São apátridas os indivíduos que não têm qualquer vínculo com um estado.