«Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas», canta o o versículo do aleluia do segundo Domingo de advento
«Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas», canta o o versículo do aleluia do segundo Domingo de adventoVozes Falar Ouvir Escutar Falar é uma das maiores expressões da nossa personalidade e da vida do mundo. Muito da nossa vida passa-se a falar e a ouvir. Quantas palavras, vozes ouvimos nós todos os dias! Muitas ouvem-se e passam sem deixar rasto. Escutar é uma das coisas mais difíceis da nossa vida. Outras vozes têm uma influência mesmo duradoira. Por exemplo, as palavras que tornaram um homem e uma mulher marido e esposa ou os efeitos das palavras de um juiz num tribunal. Quantas palavras não foram escutadas e surgiram guerras por isso mesmo! Pensemos na família como lugar de escuta.
Ouvimos no evangelho de hoje João Batista definir-se a si próprio como voz de quem brada no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas. É palavra de Deus dirigida, não ao acaso, mas a cada um de nós. Escutar a palavra de Deus como ela se exprime no universo, à nossa volta, no nosso dia-a-dia, na nossa família, é esta a vocação de cada criatura. Deus exprime-se, tornou-se Verbo, tomou a forma do homem, falou e fala sempre por meio do seu Espírito que vive em cada ser humano que está atento ao próprio coração. É verdade que há tantas vozes nos nossos dias, é verdade que não é fácil escolher a qual delas devemos dar a nossa atenção. Mas Pedro dá-nos uma pista segura ao dizer a Cristo: Senhor, a quem devemos nós ir? Só tu tens palavras de vida eterna (João 6, 68).
Um dia cessará, para nós, a grande maioria das palavras que ouvimos: Seca-se a erva e cai a flor, mas a palavra do Senhor permanece para sempre (1 Pedro 1, 24-25). Diz-nos o evangelho de hoje: Vinha ao encontro de João (Baptista) toda a gente da província da Judeia e todos os habitantes de Jerusalém, e eram por ele baptizados, confessando os próprios pecados (Marcos 1,5). É um bom programa para endireitar as veredas da nossa vida.
advento, tempo de escuta. Maria escutou a palavra de Deus que lhe trazia o anjo, e tornou-se Mãe de Jesus. E Jesus diz-nos: Todo aquele que fizer a vontade de meu Pai que está no Céu, torna-se meu irmão, minha irmã e minha mãe (Mat 12, 50). Conversemos a sério com Jesus, durante este advento, e escutemos atentamente as palavras de salvação que Ele nos dirige. assim, o Natal será verdadeiramente nosso.