«O Deus de Jesus Cristo está ao abandono, pelo mundo e pelos cristãos», afirmou Isabel Varanda, em Fátima
«O Deus de Jesus Cristo está ao abandono, pelo mundo e pelos cristãos», afirmou Isabel Varanda, em Fátima a professora da Universidade Católica defendeu que a Igreja de Jesus Cristo «necessita de se descontextualizar. Na conferência de abertura do itinerário do segundo ano do ciclo comemorativo do centenário das aparições, Isabel Varanda salientou a importância de «devolver Deus ao mundo, criticando o facto de, por vezes, «a Igreja gastar energias com coisas de Deus, mas esquece-se de Jesus Cristo. a docente universitária salientou que falta à Igreja «um método, um projecto unificador e que dê resposta ao «de onde vimos, onde queremos chegar e o que fazemos para lá chegar.

50 anos depois do Vaticano II (a assinalar em 2012), a investigadora apontou o paradoxo existente actualmente. « a Igreja abriu-se progressivamente ao mundo e o mundo fechou-se progressivamente à Igreja. Então, «como anunciar Deus no tempo actual, se o tempo actual não quer saber de Deus?, questionou.

Isabel Varanda frisou ainda que «quando a geração dos nossos pais desaparecer, Deus será lembrado (intelectualmente), mas não será amado. Por isso, defende a professora do pólo de Braga da Universidade Católica, é tempo de rezar, consolar, contemplar e ocupar-se de Deus «como os nossos avós faziam, no tempo das aparições, concluiu.