Diminuição de novos casos de infecção, de mortes e da discriminação associada ao VIH é o objectivo principal do Programa Nacional de Prevenção e Controlo da doença. a proposta é apresentada hoje, Dia Mundial da SIDa
Diminuição de novos casos de infecção, de mortes e da discriminação associada ao VIH é o objectivo principal do Programa Nacional de Prevenção e Controlo da doença. a proposta é apresentada hoje, Dia Mundial da SIDaPara os anos de 2011 a 2014, a proposta será apresentada durante a reunião do Conselho Nacional para a Infecção VIH/SID a que, tal como todos os anos, se reúne neste dia em Lisboa, refere a agência Lusa. De acordo com o coordenador nacional para a infecção VIH/SIDa, Henrique Barros, a proposta resulta de vários contributos, mas deverá agora receber outros, nomeadamente dos representantes da sociedade civil que compõem o Conselho. a principal mensagem deste programa é a necessidade de diminuir os novos casos de infecção, os mortos e, sobretudo, a discriminação.

É o tema para este Dia Mundial da SIDa: Getting to Zero – zero novas infecções, zero pessoas discriminadas e zero mortes relacionadas com a infecção VIH. O novo programa será de continuidade, já que não há rupturas com o anterior e persegue o objectivo das Nações Unidas de um mundo sem infecção. Sobre a evolução da infecção em Portugal, Henrique Barros considera que ela segue no sentido esperado. a excepção está da parte dos homens que mantêm relações sexuais com outros homens, grupo em que se tem registado um aumento das infecções. É uma preocupação que temos de combater e reverter, disse, acrescentando que esta subida pode resultar de um aumento dos diagnósticos.

a subida de casos de infecção entre os homens poderá ter ainda a ver com algum desleixo. a doença deixou de ser tão grave e há alguma despreocupação. Entre Janeiro e Setembro deste ano, o mercado de antiretrovirais, utilizados contra a infecção, representou cerca de 148 milhões de euros, o que correspondeu a 18 milhões de unidades. O seu peso representa cerca de 18 por cento em valor no consumo total de medicamentos hospitalares e 10 por cento em volume. O primeiro caso de SID a em Portugal foi diagnosticado em Outubro de 1983.