Seis leigas de nacionalidade portuguesa, italiana e argentina juntaram-se na primeira reunião de leigos missionários da diocese de Inhambane, em Inhassoro, a norte do distrito de Inhambane, no último fim-de-semana de Novembro
Seis leigas de nacionalidade portuguesa, italiana e argentina juntaram-se na primeira reunião de leigos missionários da diocese de Inhambane, em Inhassoro, a norte do distrito de Inhambane, no último fim-de-semana de Novembroas missionárias leigas partilharam vivências, experiências, dificuldades e sucessos. Foi um momento importante de comunhão de mulheres leigas que optaram viver um período das suas vidas ao serviço da evangelização e da promoção humana. Os missionários diocesanos, redentoristas, palotinos e da Consolata são os anfitriões nas suas missões em Moçambique. apesar de poucas, as participantes representam as vigararias norte da província de Inhambane, com a presença nas missões de Inhassoro e Muvamba; centro, com a presença na missão do Guiúa; e sul, com a presença na missão de Quissico.

Em ambiente informal, todas as leigas puderam dar testemunho das suas actividades e pontos de vista sobre os vários caminhos encontrados para melhor realizarem os seus objectivos. as suas diferentes perspectivas e métodos de trabalho, integrando experiências variadas e abordagens diferentes, são um contributo enriquecedor desta forma laical de vida missionária. Para além da partilha e bom ambiente, deste encontro resultam, não apenas soluções para os problemas, mas também a força da certeza que os caminhos podem ser diferentes, embora o sentido seja comum. Partilhar dificuldades é reforçar a entrega, renovar o ânimo e a vontade de fazer mais com a certeza de que não se está só.

a ideia do encontro surgiu no XIII Curso de Inserção Missionária, que decorreu no Centro Catequético do Guiúa, em Maio de 2011. Concretizou-se agora na paróquia de Inhassoro, tendo por anfitriã Catarina Fassio, leiga missionária da diocese de Vercelli, Itália, que conta já 20 anos de missão.