acaba a linha telefónica de aconselhamento gratuito, depois de 18 anos de funcionamento
acaba a linha telefónica de aconselhamento gratuito, depois de 18 anos de funcionamento a presidente da associação abraço lamentou hoje o encerramento da Linha Sida ao fim de 18 anos de funcionamento. «É um serviço super importante. Há pessoas que estão detidas, outras que não têm recursos para se deslocar e era naquele serviço que colocavam as suas dúvidas e pediam aconselhamento, disse Margarida Martins, à agência Lusa.

Para a responsável da abraço, «fazia todo o sentido que esta linha continuasse a funcionar, uma vez que as pessoas estão cada vez menos informadas e há pessoas sem recursos que necessitavam deste apoio, sublinhou. Margarida Martins explicou ainda que a abraço pediu apoio à Coordenação Nacional para a Infecção VIH/Sida para a linha da associação, mas que foi sempre recusado por existir a Linha Sida. « a nossa linha nunca foi apoiada porque já havia um serviço de aconselhamento telefónico e por falta de verbas tivemos de a encerrar, lamentou.

O coordenador nacional para a infecção VIH/Sida adiantou que a linha telefónica gratuita de aconselhamento sobre questões relacionadas com a doença, vai acabar devido ao reduzido número de chamadas e por existirem alternativas ao serviço. «O serviço foi perdendo peso, foi perdendo importância, o número de chamadas é muito pequeno e há alternativas absolutamente razoáveis para responder à necessidade que as pessoas têm, justificou Henrique Barros.