a Torre de Babel e uma grande arca, em que todos são convidados a entrar, tendo a preocupação de não deixar ninguém de fora, são as grandes novidades da edição de 2011
a Torre de Babel e uma grande arca, em que todos são convidados a entrar, tendo a preocupação de não deixar ninguém de fora, são as grandes novidades da edição de 2011«O presépio ao vivo de Priscos aponta assim uma tentativa de solução para a crise que se vive no Portugal de hoje, explica a organização. Já não é «nós os pobres ou nós os ricos, para sermos apenas nós. O Natal é o tempo de «descobrir que ninguém pode ficar de fora, porque todos estamos ligados, salientam na página da iniciativa. O mistério de Natal tem «essa magia de nos ligar uns aos outros e de proporcionar uma viagem às origens, ao tempo de Jesus. Mas num tempo de crise «em que abundam as opiniões mas faltam as ideias, um tempo em que se fala constantemente de crise, por isso, é urgente recuperar a autonomia do pensamento, o sentido de crítica, pensar o sentido da vida, da história, do tempo, da eternidade, e de nós na relação com os outros.

a paróquia de Priscos, na diocese de Braga, avança com a sexta edição deste projecto «Priscos: O maior presépio ao vivo da Europa. O evento tem como principal objectivo o reforço do sentimento de congregação entre os seus participantes, transformando as gentes de Priscos numa verdadeira comunidade. Estará aberto ao público nos dias: 18, 25, e 29 de Dezembro de 2011 e 1, 7 e 8 de Janeiro de 2012. Trata-se de um «exercício de profundo compromisso de comunhão e equilíbrio pessoal de intimidade de nós com os outros, um exercício de procura do tal “código secreto” de “gente que se relaciona com gente” na procura incessante da felicidade. aberto a todos os credos, o presépio ao vivo vai ficar instalado em 30 mil metros quadrados de área, junto da igreja e residência paroquial. as personagens são pessoas da paróquia, mas também de outros pontos do país e vão recriar 70 cenários diferentes.

O uso de incensos, ervas aromáticas, pão ázimo e ervas amargas, de hidromel, recuperam uma outra vivência. Os ferreiros a forjarem e temperar o ferro, o sapateiro a concertar sandálias rompidas, os serradores que cortam lenha, os camponeses a organizarem as ferramentas de trabalho, tecedeira no tear a jogar fios de lã, o oleiro a amassar o barro, a padeira a amassar a farinha, os pastores que cuidam dos seus rebanho, o rabino que canta salmos na sinagoga com outros sacerdotes, as vendedoras de sementes, legumes, plantas e peixe dão vida a outras vidas. Representação de vários personagens antigos como abraão, Sara, Moisés, Faraó, Rei David, Rei Herodes, Reis Magos, os doze apóstolos, Sagrada Família, soldados romanos, as virgens vestais, os membros do senado romano, os fariseus, saduceus e publicanos completam esta cena.