Insegurança e confrontos na capital somaliana são principal causa de deslocamento de pessoas de Mogadí­scio. Nos primeiros nove meses do ano foi a seca
Insegurança e confrontos na capital somaliana são principal causa de deslocamento de pessoas de Mogadí­scio. Nos primeiros nove meses do ano foi a seca a insegurança e os confrontos, que se devem à insurgência que se verifica na capital somaliana, são hoje a principal causa para a fuga de pessoas de Mogadíscio, advertiu esta terça-feira a agência de refugiados das Nações Unidas, ao notar que os combates constantes também têm prejudicado os esforços de ajuda ao país.
Em Mogadíscio, observamos uma mudança profunda nas causas que levam ao deslocamento forçado, disse andrej Mahecic, porta-voz do Gabinete do alto Comissariado para os Refugiados (aCNUR). Enquanto que a seca foi responsável pela grande maioria dos deslocamentos na capital da Somália durante os três primeiros trimestres do ano, em Outubro vimos 8. 300 pessoas deslocadas pelos conflitos e apenas 500 como resultado da seca.

Mahecic disse que o conflito e a actividade militar também estão a afectar o acesso das pessoas à alimentação noutras áreas na região sul do país, tais como Qooqaani, Tabta e afmadow, onde cerca de 500 pessoas, incluindo crianças, deixaram as suas casas e viajaram a pé para a cidade fronteiriça de Dobley, onde uma série de agências estão a distribuir alimentos e a prestar assistência.