a agricultura mundial consegue fornecer alimentos para 12 mil milhões de seres humanos. Pequenos agricultores são os primeiros a sofrer com a fome
a agricultura mundial consegue fornecer alimentos para 12 mil milhões de seres humanos. Pequenos agricultores são os primeiros a sofrer com a fomeO aumento do número de habitantes do planeta para sete mil milhões despertou as atenções para a capacidade da Terra produzir comida em quantidades suficiente. a agricultura mundial consegue fornecer alimentos para 12 mil milhões de seres humanos, lembra a organização action Contre La Faim (acção Contra a Fome), numa das suas publicações online. apesar disso, cerca de 3,5 milhões de crianças com menos de cinco anos de idade morrem todos os anos devido à má nutrição. Segundo a entidade, o problema está no acesso aos alimentos e não na falta deles.

Constata-se que os primeiros a sofrer com a fome são os pequenos agricultores. apesar de essenciais na redução da dependência dos Estados em relação à importação de géneros alimentares, constituem os grupos mais vulneráveis. São vítimas da falta de investimento, das alterações climáticas e da instabilidade dos preços. É portanto necessário um forte investimento na agricultura sustentável e familiar, com um reforço do papel das mulheres. Isto para conseguir reforçar a capacidade das populações para produzirem e asseguraram a sua própria alimentação. apostar numa maior variedade de culturas pode ser uma solução, destaca a publicação.