O bispo emérito de Setúbal, Manuel Martins, afirmou que a Europa está a destruir-se. Em vez dos países funcionarem como iguais, há muito que existem países de primeira, segunda ou terceira
O bispo emérito de Setúbal, Manuel Martins, afirmou que a Europa está a destruir-se. Em vez dos países funcionarem como iguais, há muito que existem países de primeira, segunda ou terceiraSinto que a Europa se está a destruir. a Europa foi criada para que os países unidos se ajudassem e constituíssem uma comunidade, em que todos funcionassem como iguais, afirmou Manuel Martins após a presença numa iniciativa da Santa Casa da Misericórdia do Barreiro, que encheu o auditório da Biblioteca Municipal. Esta comunidade vive há muito tempo com elementos de primeira, segunda e terceira e outros já nem têm lugar, segundo refere a Lusa.

Nesta altura é tempo de olhar para o futuro com confiança, de modo a evitar que Portugal entre numa onda de desânimo, afirmou o prelado. Para além das pobrezas que temos, estamos a criar uma outra pobreza que é a do desânimo. Estamos numa situação muito má, amanhã vai ser pior, mas estamos a criar uma situação que pode não ajudar à recuperação tão rápida como desejamos.

Sobre o governo e as medidas que têm vindo a ser tomadas, o bispo Manuel Martins defendeu que o Executivo devia explicar melhor tudo o que tem imposto aos portugueses. Há um bocado de falta de pedagogia do governo. Deviam explicar mais e melhor o que nos impõem, pois aceitávamos melhor, se tivéssemos conhecimento da realidade que impõe certas medidas. a terminar, o bispo disse que se fala muito da responsabilização das pessoas da governação que tiveram culpas no encaminhamento do País para esta situação, afirmando que mesmo que não fossem a tribunal deviam ser desmascarados.