Milhares de fiéis manifestam-se contra a exploração mineira, a destruição da natureza, a toxicodependência e as violações dos direitos dos migrantes. Nos últimos dias, reuniram-se á volta do bispo numa peregrinação em que participaram 54 paróquias
Milhares de fiéis manifestam-se contra a exploração mineira, a destruição da natureza, a toxicodependência e as violações dos direitos dos migrantes. Nos últimos dias, reuniram-se á volta do bispo numa peregrinação em que participaram 54 paróquiasÀ sombra do bispo de San Cristobal de las Casas, Felipe arizmendi Esquivel, mais de oito mil fiéis realizaram uma peregrinação que envolveu as principais forças da diocese. Numerosos grupos organizados partiram de três pontos da cidade e dirigiram-se para a catedral, onde chegaram após duas horas de caminhada. Durante a Eucaristia, que encerrou a peregrinação, o prelado afirmou: Pedimos uma mudança para um estilo diferente de política, de educação, de cultura e de vida. E acrescentou: Há empresas que querem apoderar-se das terras dos cidadãos, há autoridades corruptas. Pedimos a Deus a força para denunciar aqueles que distribuem as drogas, aqueles que ameaçam e chantageiam, quem rapta os imigrantes que passam pela nossa terra.

O narcotráfico e a violência contra os imigrantes são problemas graves em Chiapas. a Igreja está empenhada a opor-se a tais injustiças. Segundo a Comissão Nacional dos Direitos Humanos do México, em 2010, foram assinalados 20 mil sequestros de migrantes. anualmente, entre 200 e 300 mil imigrantes da américa Central tentam atravessar o México a caminho dos Estados Unidos, mas no percurso são surpreendidos por bandos organizados de criminosos. São roubados ou raptados, exigindo às suas famílias um resgate. Nestas acções criminosas estão envolvidos os cartéis da droga. a Conferência Episcopal do México já várias vezes denunciou esta terrível situação dos migrantes.