Cinquenta e quatro por cento da população brasileira considera que as terras indígenas são insuficientes, adianta um novo estudo. « a pesquisa demonstra uma percepção positiva da sociedade em relação aos indígenas», considera um deputado
Cinquenta e quatro por cento da população brasileira considera que as terras indígenas são insuficientes, adianta um novo estudo. « a pesquisa demonstra uma percepção positiva da sociedade em relação aos indígenas», considera um deputadoUm novo estudo revela que a população brasileira reconhece os direitos indígenas, nomeadamente o direito à terra, e a sua importância para a defesa do meio ambiente. Cinquenta e quatro por cento dos cidadãos entendem que as terras indígenas são insuficientes para que as comunidades desenvolvam o seu modo de vida, adianta o jornal local, Brasil de facto. a pesquisa, intitulada “Indígenas no Brasil: demandas dos povos e percepções da opinião pública”, realizada pela Fundação Perseu abramo, foi divulgada estes dias. Foram entrevistadas 2006 pessoas, em 150 municípios das cinco regiões do país. Foram ouvidos ainda 402 índios residentes em centros urbanos.

Segundo o estudo, 80 por cento assinalam a existência de preconceitos contra os indígenas; 86 por cento concordam em dizer que os indígenas protegem mais o meio ambiente do que as pessoas brancas; 66 por cento acreditam (42 por cento totalmente e 24 por cento em parte) que os indígenas são os verdadeiros donos das terras do Brasil; 54 por cento entendem que as terras destinadas aos povos indígenas são insuficientes para o seu modo de vida; 79 por cento acreditam que os indígenas correm o risco de perder suas terras; 40 por cento julgam que os grandes proprietários são a maior ameaça da população indígena. 88 por cento acham que o governo deveria proteger os direitos indígenas e apenas 14 por cento defendem que o mais importante é o crescimento do país, mesmo que, para isso, os indígenas tenham que abandonar as suas terras.

Para o deputado ao serviço da defesa dos direitos indígenas, Padre Ton, o estudo indica que a sociedade brasileira é menos conservadora do que o Congresso Nacional. «Esta Casa é anti-indígena, muito conservadora, e a pesquisa demonstra uma percepção positiva da sociedade em relação aos indígenas, inclusive no que toca aos seus principais problemas, como a garantia da terra como um direito destes povos, além da educação e da saúde, afirma.
Para o presidente da Fundação Perseu abramo, Nilmário Miranda, a pesquisa é muito positiva para os povos indígenas e os seus defensores. «O surpreendente da pesquisa é a indicação do amadurecimento da população brasileira no reconhecimento da importância do direito dos povos indígenas à terra, à cultura, à educação, à saúde, entre outros.