José antónio Falcão é condecorado pelo seu trabalho de estudo e dinamização do Caminho de Santiago, pelo presidente francês

José antónio Falcão é condecorado pelo seu trabalho de estudo e dinamização do Caminho de Santiago, pelo presidente francês

Nicolas Sarkozy condecorou o director do Departamento do Património Histórico e artístico da diocese de Beja com a “Medalha da Juventude e dos Desportos” pelo seu trabalho de estudo e dinamização do Caminho de Santiago. a cerimónia de entrega da distinção «raras vezes atribuída a estrangeiros, decorre a 23 de Novembro, no Palácio de Santos, embaixada de França, em Lisboa.

a distinção ao professor universitário é justificada pela sua intervenção «no estudo do caminho de Santiago, um trabalho que se traduz, já à escala europeia, na mobilização das comunidades locais para a defesa das vias de peregrinação a Santiago de Compostela. Instituída por Pompidou em 1969, trata-se da mais alta distinção francesa para distinguir personalidades que «se notabilizaram, de uma maneira particularmente honrosa, ao serviço da educação física e dos desportos, dos movimentos da juventude e das actividades sócio-educativas, das colónias de férias e ao ar livre.

O governo francês destaca ainda «o apoio aos peregrinos bem como a dinamização da presença de jovens e voluntários em campos de trabalho internacionais e «o resgate do património cultural e natural das rotas jacobeias. José antónio Falcão, historiador de arte, professor universitário e conservador de museus, dirige desde 1984 o Departamento do Património Histórico e artístico da diocese de Beja.