Bento XVI já se encontra no Benin. Durante o voo de mais de quatro mil quilómetros, o Pontífice manifestou a preocupação pelo auge das igrejas evangélicas na américa Latina e África
Bento XVI já se encontra no Benin. Durante o voo de mais de quatro mil quilómetros, o Pontífice manifestou a preocupação pelo auge das igrejas evangélicas na américa Latina e Áfricaas igrejas evangélicas estão a crescer e têm cada vez mais fiéis porque apresentam uma «mensagem aparentemente compreensiva e uma liturgia participativa que, na realidade, consiste no «sincretismo de religiões, afirmou o Papa. aos jornalistas, no avião, o Pontífice realçou que «isso garante um êxito, mas também resulta em pouca estabilidade, adianta a agência EFE. alguns desses fiéis voltam à Igreja Católica ou adoptam outras igrejas pentecostais. Bento XVI defende uma mensagem «simples, profunda e compreensível para que não aconteça uma fuga de cristãos para estas igrejas. E destacou que no Benin «há paz, liberdade, responsabilidade e justiça, e as religiões convivem no meio de um respeito recíproco.

« a África é um grande pulmão espiritual para uma humanidade em crise de fé e esperança, afirmou o Papa, pedindo aos políticos para verem para além do egoísmo. Em 50 ou 60 anos de independência, a maioria dos países africanos tiveram que enfrentar processos muito rápidos de mudança. « a humanidade encontra-se num processo cada vez mais rápido de transformação, e para os povos africanos é um processo difícil, que exige a colaboração de todos, realçou o Pontífice. O Santo Padre considerou que África tem muito a mostrar ao mundo, nomeadamente «uma juventude cheia de entusiasmo. apesar dos problemas, há «uma reserva de vida e de futuro que todos temos que levar em conta, ressaltou.