O alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural foi galardoado com o «Prémio Melhores Práticas na administração Pública 2011», em Maastricht
O alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural foi galardoado com o «Prémio Melhores Práticas na administração Pública 2011», em MaastrichtO Instituto Europeu da administração Pública, entidade promotora do concurso, justificou a atribuição do prémio EPS a 2011 ao alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (aCIDI) pelo seu projecto de envolvimento da sociedade civil no acolhimento e integração dos imigrantes. É «uma notável história de sucesso da vontade governativa no domínio da integração de imigrantes, adianta o júri.

O facto de ter conseguido «unir esforços de instituições públicas e associações de imigrantes, criando um quadro legal para assegurar esta cooperação, o que constitui uma acção inovadora no campo das políticas de migração. Em conta foram tidos a sustentabilidade do projecto e o acompanhamento que o Estado português dá, tendo sido destacadas as «recentes estatísticas, que evidenciam Portugal como um dos países melhor sucedidos na implementação efectiva de políticas de integração de imigrantes, adianta o aCIDI.

«Este prémio é o reconhecimento do trabalho de inúmeros parceiros que em conjunto com o aCIDI têm ajudado na integração dos imigrantes, na inclusão social de crianças e jovens e na sensibilização para o diálogo intercultural e inter-religioso, destacou a alta-Comissária para a Imigração e Diálogo Intercultural. Rosário Farmhouse sublinhou a «enorme responsabilidade que o prémio traz «por termos de fortalecer diariamente estes laços, valorizando o papel de cada um, em prol de um país mais plural.

Nas outras duas categorias, venceram um projecto espanhol e um austríaco. O projecto espanhol «Gestão política assente no rigor económico e em orçamentos estratégicos venceu a categoria «Prestação de um serviço público inteligente num clima económico adverso. Na categoria «Proteger o meio ambiente: Soluções concretas do sector público, foi o trabalho austríaco «Eco-comprar Viena, que se destacou entre os cinco finalistas.