níveis de desflorestação tendem a diminuir consideravelmente nos territórios indígenas. 80 por cento das zonas mais ricas em biodiversidade pertencem aos nativos
níveis de desflorestação tendem a diminuir consideravelmente nos territórios indígenas. 80 por cento das zonas mais ricas em biodiversidade pertencem aos nativosPor todo o mundo, indígenas assumem o papel de protectores do ambiente. Os níveis de desflorestação tendem a diminuir consideravelmente nos territórios indígenas. Entre 2000 e 2008, de acordo com o Banco Mundial, a taxa baixou cerca de 16 por cento. as terras indígenas constituem 80 por cento das zonas protegidas do planeta e estão entre as mais ricas em biodiversidade. a importância da presença dos povos nativos para a preservação das florestas é cada vez mais reconhecida pelos peritos, adianta a agência Survival.

«Os peritos dão-se finalmente conta de que a preservação da florestas do planeta passa pelo respeito do direito que os povos indígenas têm de permanecerem nas suas terras, constata Stephen Corry. O director da Survival, organização para a defesa dos povos indígenas, lamenta que organizações para a preservação do ambiente ainda não tenham percebido isso. De acordo com a organização, apesar de hoje reconhecer o valor dos indígenas, o Banco Mundial chegou a financiar no passado vários projectos controversos que ameaçavam a sua sobrevivência.