Vinde, benditos de meu Pai, recebei como herança o Reino que vos está preparado desde a criação do mundo, declara Jesus como se pode ler no evangelho, Capítulo 25, texto proclamado na festa de Cristo Rei
Vinde, benditos de meu Pai, recebei como herança o Reino que vos está preparado desde a criação do mundo, declara Jesus como se pode ler no evangelho, Capítulo 25, texto proclamado na festa de Cristo ReiRecordo a história que contava um grande jornalista que participou num cruzeiro de três dias com quatro indivíduos, dos mais ricos do nosso planeta. Entre uma conversa e outra, perguntou-lhes o jornalista para que queriam tanta riqueza. a resposta dos quatro foi unânime: assim podemos controlar o mundo. Dizemos uma palavra e pronto, já está! acontece!. Vivemos num tempo em que o culto da pessoa já atingiu proporções perigosas para um equilíbrio são entre os membros da humanidade. Presidentes de várias acepções, ministros, chefes de governo, políticos, dirigentes de certas organizações que têm um poder incontrolável na economia e no andamento das nações, regem a seu bel prazer e para seu próprio crescimento económico, os destinos da humanidade com mão de ferro, muitas vezes invisível ao público. Estas actividades anti-democráticas fazem da maior parte dos membros da humanidade partículas anónimas numa organização que aparece como uma espiral sem fim que ninguém pode controlar.

a festa de Cristo Rei do Universo contradiz e mostra a injustiça destas atitudes. Cristo é o Rei do universo, o centro da história. Primeiro, porque é Deus Criador; segundo, porque com a sua vida, paixão, morte e ressurreição adquiriu o direito a governar o universo. E também pelo seu amor sem fim por todos os seres humanos. Não o faz, ostentando um poderio de superioridade material, mas olhando com amor para todos aqueles que criou e que o amam. Ele que, com razão e verdade, afirma: Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados (Mateus 5, 6). Nem podemos dizer que os plenipotenciários da terra são o único aspecto da vida humana. Em todas as camadas sociais há gente que trabalha com ardor para o bem comum: é algo que vem mais ao de cima das consciências nos momentos de crise que as populações atravessam. São estes indivíduos, e organizações também, gente que se esforça por levar a paz e a justiça aos mais necessitados, e por isso serão chamados filhos de Deus (Mateus 5, 9).

Festa de Cristo Rei. Cristo, coração e alma do mundo, aquele por quem tudo foi criado para a felicidade. Cristo salvação de todos aqueles que O aceitam com amor e reconhecem a dignidade que Deus deu a todo o ser humano.