«é necessário um encontro entre todos os candidatos antes das eleições, para evitar novas violências», defende Jean-Claude Katende, advogado congolês. O código de boa conduta, assinado por vários candidatos, não foi respeitado
«é necessário um encontro entre todos os candidatos antes das eleições, para evitar novas violências», defende Jean-Claude Katende, advogado congolês. O código de boa conduta, assinado por vários candidatos, não foi respeitado a violência pré-eleitoral e os apelos ao ódio entre comunidades «deixam prever possíveis violências depois do anúncio dos resultados. É o que receiam algumas organizações da sociedade civil da República Democrática do Congo, de acordo com o presidente da associação africana para a Defesa dos Direitos do Homem. «Pensamos que é necessário um encontro entre todos os candidatos antes das eleições, para evitar novas violências, refere Jean-Claude Katende.

Os receios das organizações não governamentais locais aumentam pois o código de boa conduta, assinado por vários candidatos, não foi respeitado, indica o advogado congolês, à agência Misna. O clima de tensão pré-eleitoral é mais forte do que nas eleições de 2006. a comunidade internacional estava mais presente, explica. Esta segunda-feira, 14 de Novembro, ficou marcada por conflitos entre apoiantes dos candidatos e os habitantes de Mbuji-Mayi, que fizeram vários feridos e várias detenções.

Estes dias, os candidatos presidenciais vão passar pelas várias províncias do país. O presidente cessante, Joseph Kabila, domina a atenção mediática. Há 11 candidatos para a presidência e 19 mil para a assembleia Nacional. Recorda-se que as eleições decorrem a 28 de Novembro.